Notícias

Eletroacre vai construir miniusina solar na UFAC

28 de maio de 2019

Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética será realizado na universidade

A Eletroacre, empresa do Grupo Energisa, vai investir cerca de R$ 2,4 milhões no projeto Uso Racional de Energia Elétrica na Universidade Federal do Acre (UFAC). O aditivo ao convênio foi assinado nesta terça-feira (28) por José Adriano Mendes Silva, diretor presidente da Eletroacre, Josimar Batista, vice-reitor da UFAC e por Antônio Vieira, Diretor Presidente do Centro de Excelência em Energia do Acre (CEEAC).
O projeto faz parte dos programas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Eficiência Energética (PEE) da Eletroacre, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Com este convênio o campus da UFAC ganhará uma miniusina de geração de energia solar de 180 KWP (quilowatt de pico) e terá 14 mil lâmpadas substituídas por modelos de LEDs mais econômicos e eficientes em salas de aulas, corredores e laboratórios do CEEAC.
“O projeto é muito importante para contribuir com a formação acadêmica dos alunos e fortalecer a pesquisa sobre energias renováveis no Acre, capacitando novos profissionais para o mercado de trabalho. Com o projeto também haverá redução no consumo de energia da universidade, o que contribui ainda para uma maior economia na conta de luz”, destaca José Adriano Mendes Silva, diretor presidente da Eletroacre.
Com os recursos investidos pela Eletroacre, os acadêmicos do curso de engenharia elétrica também terão a oportunidade de acessar os dados de geração distribuída da miniusina, o que possibilitará o desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas em energias renováveis, além de obter conhecimento sobre a redução no consumo de energia da comunidade universitária.

 


Veja também:

Eletroacre inaugura a nova subestação de Epitaciolândia18 de junho de 2019Instalações modernas fornecerão muito mais energia à população do Alto Acre Eletroacre, empresa do Grupo Energisa, inaugura a ampliação da subestação de Epitaciolândia, nesta terça-feira (18), beneficiando mais de 20 mil clientes nos municípios de Epitaciolândia, (...)
Eletroacre vai construir miniusina solar na UFAC28 de maio de 2019Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética será realizado na universidade A Eletroacre, empresa do Grupo Energisa, vai investir cerca de R$ 2,4 milhões no projeto Uso Racional de Energia Elétrica na Universidade Federal do Acre (UFAC). O aditivo ao (...)
ELETROACRE PROMOVE AÇÃO NA COMUNIDADE DA BAIXADA DA SOBRAL24 de maio de 2019A Eletroacre, empresa do Grupo Energisa, vai atender os clientes da região para negociação da conta de luz, troca de titularidade, dicas de economia de consumo e cadastro da tarifa social para famílias de baixa renda. É o projeto Eletroacre na Comunidade, uma ação social (...)
Cruzeiro do Sul ganhará nova iluminação pública20 de maio de 2019Parceria da Eletroacre com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul vai iluminar principais pontos da cidade A Eletroacre, empresa do Grupo Energisa, em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul assina convênio, nesta segunda-feira (20), que beneficiará a população. O convênio faz (...)