Notícias

Eletroacre vai construir miniusina solar na UFAC

28 de maio de 2019

Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética será realizado na universidade

A Eletroacre, empresa do Grupo Energisa, vai investir cerca de R$ 2,4 milhões no projeto Uso Racional de Energia Elétrica na Universidade Federal do Acre (UFAC). O aditivo ao convênio foi assinado nesta terça-feira (28) por José Adriano Mendes Silva, diretor presidente da Eletroacre, Josimar Batista, vice-reitor da UFAC e por Antônio Vieira, Diretor Presidente do Centro de Excelência em Energia do Acre (CEEAC).
O projeto faz parte dos programas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Eficiência Energética (PEE) da Eletroacre, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Com este convênio o campus da UFAC ganhará uma miniusina de geração de energia solar de 180 KWP (quilowatt de pico) e terá 14 mil lâmpadas substituídas por modelos de LEDs mais econômicos e eficientes em salas de aulas, corredores e laboratórios do CEEAC.
“O projeto é muito importante para contribuir com a formação acadêmica dos alunos e fortalecer a pesquisa sobre energias renováveis no Acre, capacitando novos profissionais para o mercado de trabalho. Com o projeto também haverá redução no consumo de energia da universidade, o que contribui ainda para uma maior economia na conta de luz”, destaca José Adriano Mendes Silva, diretor presidente da Eletroacre.
Com os recursos investidos pela Eletroacre, os acadêmicos do curso de engenharia elétrica também terão a oportunidade de acessar os dados de geração distribuída da miniusina, o que possibilitará o desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas em energias renováveis, além de obter conhecimento sobre a redução no consumo de energia da comunidade universitária.

 


Veja também:

Confira as agências de atendimento da Eletroacre-Energisa20 de agosto de 2019RIO BRANCO Rua Leblon, nº 142, SALA 03 – Bairro: Ivete Vargas – CEP 69900-190. Horário de Funcionamento: segunda a sexta das 08h às 16h. Rua Quintino Bocaiúva, nº 299 – Centro. Horário de funcionamento: segunda a sexta das 07h30 às 15h30.   (...)
Eletroacre leva Projeto Nossa Energia para a ExpoAcre 201925 de julho de 2019A Eletroacre, empresa do Grupo Energisa, participa da maior feira de agronegócios do Estado do Acre, entre os dias 27 de julho a 04 de agosto. O stand Nossa Energia mostrará instrumentos e experimentos lúdicos e interativos, que atendem ao público infantil, jovem e adulto, (...)
Eletroacre inaugura nova subestação Alto Alegre10 de julho de 2019Instalações modernas proporcionam mais energia à capital acreana e região A Eletroacre, empresa do Grupo Energisa, inaugura a nova subestação Alto Alegre, nesta quarta-feira (10), ampliando em cerca de 25% a capacidade de fornecimento de energia elétrica para atender os (...)
Processo seletivo de formação de eletricistas10 de julho de 2019Curso terá 60 vagas e as inscrições vão até 19 de julho O Senai está possibilitando a abertura do processo seletivo para curso de formação para eletricistas de redes de distribuição de energia elétrica em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, e a Eletroacre apoia esta (...)