Notícias

Ceron combate furto de energia em Cujubim

15 de maio de 2019

Em sete dias, as equipes da fiscalização da CERON realizaram 180 inspeções nos bairros centrais do município de Cujubim para identificar possíveis pontos de furtos de energia elétrica. As suspeitas foram recolhidas por denúncias dos próprios moradores da região e também por estudos do histórico de consumo das unidades consumidoras. Em 124 delas foram identificadas irregularidades no sistema de medição da concessionária.

Os medidores de energia instalados nos imóveis foram inspecionados para checar se a energia consumida pelas residências e comércios estava sendo registrada corretamente. O furto acontece quando a unidade consumidora está ligada irregularmente na rede da concessionária e a fraude é quando o consumidor rompe os lacres da sua medição e manipula o consumo registrado pelo relógio. Ambos são crimes previstos no Código Penal: a fraude no artigo 171 (estelionato) e o furto no artigo 155. A pena vai de um a 4 anos de reclusão.

Além disso, o furto de energia pode ocasionar acidentes graves, danos materiais e ainda encarece a tarifa paga por todos os clientes.

Denúncias sobre o furto de energia elétrica podem ser feitas pelo Whatsapp  (69) 98475-5307 ou também pelo 0800 647 0120. Não é preciso se identificar.


Veja também:

Energisa negociará débitos de clientes na sede do Procon na quinta e sexta-feira18 de setembro de 2019Para facilitar o acesso dos clientes à campanha especial de parcelamento, a (...)
Sete municípios recebem obras para melhoria da rede de distribuição de energia elétrica9 de setembro de 2019A Ceron, empresa do grupo Energisa, está com um cronograma intenso de obras em (...)
Parceria com a UNESCO contrata coordenador para atuar com jovens em Rondônia e Acre3 de setembro de 2019O projeto Educação Livre, uma parceria da Unesco com a Fiero e Ceron/Energisa, (...)
Porto Velho e três municípios recebem obras para melhoria da rede de distribuição de energia elétrica2 de setembro de 2019A Ceron, empresa do grupo Energisa, está com um cronograma intenso de obras em (...)