Notícias

Em uma semana Ceron realiza 530 inspeções em Rondônia

17 de maio de 2019

Para melhorar a qualidade do fornecimento de energia, a Ceron, empresa do Grupo Energisa, realiza inspeções para identificar possíveis furtos e fraudes de energia elétrica. Essa semana, a fiscalização teve início na segunda-feira (13), no município de Cujubim, localizado a 220 km de Porto Velho. Já na quinta-feira (16), foi a vez de residências, comércios e empresas da capital passarem pela inspeção.

Em todo o estado, foram mobilizadas 88 equipes, com o apoio da Polícia Civil e Perícia Criminal, e realizadas 530 inspeções. 244 fraudes foram identificadas e registradas pela Polícia. A perícia trabalhou em seis estabelecimentos comerciais e uma pessoa responsável por um dos imóveis vistoriados foi conduzida à delegacia.

Os “gatos” são responsáveis por 28% das perdas de energia elétrica em Rondônia, o que pressiona o valor da tarifa em 14 p.p., além de comprometer a qualidade da energia entregue aos clientes.

Segundo Willian Barroso, gerente do Departamento de Combate às Perdas, a expectativa é recuperar 586 GWh de energia, o que seria suficiente para abastecer todos os postes de Iluminação Pública do estado de Rondônia por 30 dias.

O furto e a fraude de energia são crimes previstos no Código Penal, artigos 155 e 171. O primeiro acontece quando a unidade consumidora está ligada irregularmente na rede da concessionária e a fraude é quando o consumidor rompe os lacres da sua medição e manipula o consumo registrado.

As ações de combate as perdas vão continuar em todo o Estado de Rondônia, a população pode denunciar os furtos através do Whatsapp (69) 98475-5307 ou também pelo 0800 647 0120. Não é preciso se identificar.

 


Veja também:

Energisa negociará débitos de clientes na sede do Procon na quinta e sexta-feira18 de setembro de 2019Para facilitar o acesso dos clientes à campanha especial de parcelamento, a (...)
Sete municípios recebem obras para melhoria da rede de distribuição de energia elétrica9 de setembro de 2019A Ceron, empresa do grupo Energisa, está com um cronograma intenso de obras em (...)
Parceria com a UNESCO contrata coordenador para atuar com jovens em Rondônia e Acre3 de setembro de 2019O projeto Educação Livre, uma parceria da Unesco com a Fiero e Ceron/Energisa, (...)
Porto Velho e três municípios recebem obras para melhoria da rede de distribuição de energia elétrica2 de setembro de 2019A Ceron, empresa do grupo Energisa, está com um cronograma intenso de obras em (...)