Notícias

Ceron encontra fraudes de energia em comércios da Zona Leste de Porto Velho

3 de junho de 2019

Na ultimo sábado (01/06), a Ceron realizou operação na zona leste de Porto Velho para identificar possíveis furtos e fraudes de Energia Elétrica. Com o apoio da Policia Civil, 13 equipes da Ceron foram mobilizadas para fiscalizar residências e comércios da capital.

Ao todo foram encontrados 20 fraudes em comércios como academia, açougue e distribuidora de bebidas. Foi registrado o Boletim de Ocorrência e realizada a pericia em cinco estabelecimentos.

A Ceron vai continuar trabalhando durante todo o ano para diminuir as fraudes, pois essas ações comprometem a qualidade da energia entregue aos clientes, além disso, na hora do cálculo tarifário todos pagam por quem fez o “gato”, pois o prejuízo acaba sendo rateado entre os consumidores legais.

Outra situação de risco é sobrecarga dos transformadores pela quantidade de ligações clandestinas.

Crime

O furto e a fraude de energia são crimes previstos no Código Penal, artigos 155 e 171. O primeiro acontece quando a unidade consumidora está ligada irregularmente na rede da concessionária e a fraude é quando o consumidor rompe os lacres da sua medição e manipula o consumo registrado.

A população pode denunciar os furtos através do Whatsapp (69) 98475-5307 ou também pelo 0800 647 0120. Não é preciso se identificar.


Veja também:

Energisa negociará débitos de clientes na sede do Procon na quinta e sexta-feira18 de setembro de 2019Para facilitar o acesso dos clientes à campanha especial de parcelamento, a (...)
Sete municípios recebem obras para melhoria da rede de distribuição de energia elétrica9 de setembro de 2019A Ceron, empresa do grupo Energisa, está com um cronograma intenso de obras em (...)
Parceria com a UNESCO contrata coordenador para atuar com jovens em Rondônia e Acre3 de setembro de 2019O projeto Educação Livre, uma parceria da Unesco com a Fiero e Ceron/Energisa, (...)
Porto Velho e três municípios recebem obras para melhoria da rede de distribuição de energia elétrica2 de setembro de 2019A Ceron, empresa do grupo Energisa, está com um cronograma intenso de obras em (...)