Notícias

Comerciante é preso por furto de energia elétrica em Porto Velho

9 de agosto de 2019

Na quinta-feira (08), o proprietário de uma distribuidora de bebidas em Porto Velho foi preso em flagrante por furto de energia elétrica, o popular “gato”. A Ceron, empresa do grupo Energisa, recebeu a denúncia de que o local estava ligado clandestinamente e enviou uma equipe para fazer a fiscalização. Diante da constatação da irregularidade e da retirada dos cabos que configuravam o crime, o comerciante se alterou e foi necessária a intervenção da Polícia Militar, que encaminhou os envolvidos para a delegacia para apuração dos fatos.

De acordo com o delegado da Polícia Civil, Pedro Henrique Palharini Bastos, o comerciante foi atuado em flagrante por furto de energia elétrica de acordo com art. 155 do código penal, e estipulada a fiança de R$ 1 mil.  O valor foi pago no mesmo dia e o indiciado responderá ao processo em liberdade. O delegado também determinou a perícia do local e o inquérito será concluído em até 30 dias. Depois disso, caberá ao Ministério Público apresentar denúncia à Justiça.

Segundo o gerente de combate a perdas da Ceron, Willian Barroso, o crime de furto de energia também representa risco à vida e ao patrimônio da população, uma vez que pode provocar incêndios.  “A rede de distribuição é planejada para transmitir uma quantidade determinada de energia. Quando há gato, ocorre a sobrecarga do sistema e pode ocorre a interrupção do fornecimento, gerando transtorno para toda a localidade atendida por aquela rede. Com a regularização, temos o uso adequado do sistema”, explicou. De janeiro a julho desse ano, a Ceron realizou mais de 46 mil inspeções em todo o estado, sendo que em cerca de 12 mil haviam irregularidades. As denúncias de gatos de energia pode ser feitas pelo 0800 647 0120 ou pelo whatsapp (69) 9 8475 5307.


Veja também:

Programa Soldado Cidadão capacita militares para o mercado de trabalho21 de agosto de 2019Mais que distribuir energia elétrica de qualidade aos seus clientes, o grupo Energisa quer levar desenvolvimento e novas possibilidades ao estado de Rondônia. Por isso, firmou uma parceria com o Exército Brasileiro para qualificar 180 militares temporários por meio do (...)
Ceron segue com cronograma de obras em 8 municípios no Estado20 de agosto de 2019A Ceron, empresa do grupo Energisa, está com um cronograma intenso de obras em todo o estado de Rondônia. De 20 a 26/08/19, oito municípios receberão obras de melhorias e manutenções, como deslocamento e substituição de postes de rede de média e baixa tensão, (...)
Informação à imprensa13 de agosto de 2019Informação à imprensa   A Ceron informa que um problema na subestação Tiradentes, em Porto Velho, afetou o abastecimento de outras duas subestações – Alphaville e Rio Madeira. Cerca de 60 mil clientes tiveram o abastecimento de energia suspenso. Em pouco mais de uma (...)
Ceron renegocia débitos em condições especiais13 de agosto de 2019A Ceron, empresa do Grupo Energia, começou uma campanha para regularizar as (...)