Grupo fechou na 32ª posição na lista divulgada pelo Anuário Valor Inovação. Do setor elétrico ficou na segunda posição.

O Grupo Energisa subiu da 66ª posição, no ano passado, para a 32ª dentre as empresas mais inovadoras do País, de acordo com o Anuário Valor Inovação 2021, que lista 150 empresas que atuam no Brasil, de 23 setores da economia. No setor de energia elétrica a companhia ficou na segunda posição.

Em entrevista à publicação, Lucas Pinz, diretor de estratégia, inovação e novos negócios da Energisa, disse que em 2020 e 2021 a companhia investiu R$ 350 milhões em projetos de inovação. Boa parte deste valor foi aplicada em projetos de descarbonização, energia eólica e energia solar.

Dois dos projetos da Energisa foram citados na reportagem do Anuário Valor de Inovação, que elencou as inovações do setor de energia como um todo.

O VERA (Vegetation Recognition Action), de inteligência artificial, foi um deles. Neste projeto, por meio de imagens de satélite é possível mapear e fazer a gestão da vegetação de uma determinada região. Auxilia, por exemplo, no planejamento de podas preventivas, pois é possível acompanhar o crescimento das árvores e identificar quando há necessidade de podas, o que ajuda a evitar o impacto na rede elétrica e garantir o fornecimento de energia.

Além de avisar quando uma árvore precisa de poda, o VERA consegue, também, prever quando é o melhor momento para esta poda, elencar um calendário de prioridades para a equipe da Energisa e fazer a fiscalização do serviço.

Também foi destaque a construção das fazendas solares da Alsol Energias Renováveis, empresa do Grupo Energisa. Ela auxilia na instalação de sistemas solares para o cliente final, o que permite a residências e pequenas empresas alugarem cotas de energia que podem ser abatidas da conta de luz.

Foram analisados, de acordo com o Valor, 226 cases de empresas para a edição deste ano.

Veja a lista completa das empresas inovadoras:

https://www.strategyand.pwc.com/br/pt/inovacao-brasil/2021/valor-inovacao-2021-conteudo-site.pdf#page=3