Programa da Energisa voltado para população que tem dificuldade de acesso a emprego tem destaque em reportagem sobre ação social corporativa da Rede Amazônica

Vanessa Pacheco e Carlos Luz, ambos venezuelanos, foram destaque da reportagem sobre empresas que atuam com responsabilidade social, veiculada pela Rede Amazônica em 15 de abril. Os jovens participaram do projeto Geração Energia, uma iniciativa da Energisa para abrir as portas do mercado de trabalho para jovens entre 16 e 29 anos. Tailane Vieira é uma das ex-alunas do projeto. Recentemente ela foi contratada pela distribuidora de Rondônia. 

Os jovens estão entre os mais afetados pela crise durante a pandemia. Dados do IBGE mostram que, em 2020, 29,8% da população brasileira na faixa entre 18 e 24 anos não tinha emprego – a maior da série histórica, iniciada em 2012.

O Geração Energia tem como objetivo preparar a faixa da população entre 16 e 29 anos para a atuação profissional. Como o apoio do EduLivre – projeto voltado à educação gratuita para quem procura oportunidades de trabalho e estudo –, a iniciativa oferece aos selecionados o acesso a conteúdos sobre competências socioemocionais, planejamento, comunicação, educação financeira, cidadania, inteligência emocional e resolução de problemas. Agora, há 162 jovens em fase de capacitação gratuita no Senai de Rio Branco e Porto Velho graças ao programa da Energisa.