A previsão é que as cidades beneficiadas economizem mais de R$ 4,5 milhões

Dez cidades de Mato Grosso receberam o investimento de R$ 5 milhões em iluminação pública por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE). O projeto, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), substitui luminárias antigas por luminárias de LED nas principais vias da cidade, com o objetivo de reduzir o consumo de energia e proporcionar maior conforto e segurança para a população.

Nesse primeiro momento, as cidades contempladas foram: Nobres, Tangará da Serra, Arenápolis, Santo Afonso, Denise, Nova Marilândia, Nortelândia, Alto Paraguai, Cuiabá e Sapezal. A ideia do projeto é oferecer opções de eficiência energética que tragam melhorias e bem-estar para as pessoas e locais envolvidos. “Esses investimentos do PEE auxiliam o desenvolvimento dos municípios, além de oferecer economia nas contas de energia, também trazendo benefício para os clientes”, comenta Monique Gomes Pereira, Analista de Eficiência Energética na Energisa Mato Grosso. 

Até o fim de dezembro, outras 8 cidades e Cuiabá novamente receberão o investimento de R$ 4 milhões para a iluminação pública. A previsão é que, em todas as cidades, sejam economizados mais R$ 4,5 milhões na fatura, com equipe, troca de equipamentos e materiais.  

Responsabilidade da Iluminação Pública 

Ter as ruas da área urbana iluminadas traz segurança e qualidade de vida para aqueles que necessitam transitar pelas vias no período da noite. E, para que a população consiga solicitar os serviços necessários, é preciso que a população compreenda o funcionamento das responsabilidades em relação a iluminação pública. 

A Aneel determina que a responsabilidade por essa iluminação é a prefeitura, ou seja, é a gestão das cidades que respondem pela operação, manutenção e instalação das luminárias em espaços públicos. Então, o próprio município é responsável pela elaboração de projeto, implantação, expansão e atendimento.

Por isso, em casos de postes com lâmpadas queimadas ou acesas durante o dia, o contato deve ser feito com a Prefeitura Municipal. A concessionária é responsável para apoiar a manutenção e substituição de postes e recuperação de fios caídos. Nesses casos, o cidadão pode entrar em contato pelos canais oficiais: 

– Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)

– Assistente virtual (WhatsApp) – (65) 99999 7974

www.energisa.com.br     

– Agências de atendimento presencial  

– Call center – 0800 6464 196