Vinte projetos estão em fase final de conclusão e garantirão mais economia, segurança e sustentabilidade

Estão em fase final de conclusão os vinte projetos que compõem a terceira fase de execução dos Projetos de Eficiência Energética (PEE) que as distribuidoras da Energisa desenvolvem com o poder público, comércio e comunidade. Ao todo cerca de R$ 5 milhões foram investidos nesta etapa do programa, que será finalizada entre o fim deste ano e as primeiras semanas de 2022.

Entre os órgãos beneficiados estão prefeituras, com a modernização de sistemas de iluminação pública, hospitais, com troca de lâmpadas convencionais por lâmpadas com tecnologia LED, e escolas, que também recebem sistemas de geração de energia solar, os fotovoltaicos.

“Os projetos, aprovados e regulamentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), têm como objetivo promover o uso eficiente da energia elétrica e gerar economia, segurança e proporcionar a sustentabilidade dos municípios, escolas, hospitais ou comércios beneficiados”, explica Thiago Peres de Oliveira, Coordenador de Eficiência Energética do Grupo Energisa.

Ao substituir lâmpadas convencionais antigas por modelos em LED, mais eficientes, os clientes automaticamente ganham em economia de energia, explica Oliveira. “Outro benefício é que são materiais mais duradouros, que demandam menos manutenção. Então a escola, hospital ou prefeitura, por exemplo, podem direcionar este valor que seria aplicado na manutenção em outras finalidades”, explica.

O coordenador destaca também a segurança, especialmente nos projetos de iluminação pública, pois as lâmpadas e lumiárias novas iluminam mais. No caso de ambientes fechados, como escolas, há o aumento do conforto térmico, uma vez que as lâmpadas em LED emitem menos calor. “Todos esses benefícios vão em direção da sustentabilidade, um pilar importante dentro da nossa área de Eficiência Energética”, diz Peres.

O Hospital Cristiano Varella, em Muriaé (MG), foi um dos beneficiados pelos PEE do Grupo Energisa. Com o investimento de cerca de R$ 206 mil o sistema de iluminação foi substituído por 50 lâmpadas LED, os aparelhos de ar-condicionado foram modernizados e um sistema fotovoltaicos foi instalado para gerar energia para o órgão de saúde.

Nas próximas semanas apresentaremos no Portal Energisa Juntos outros projetos que integram o PEE. Fiquem ligados!