Material é levado para a compostagem na Etec Professor Doutor Antônio Eufrásio de Toledo

Todos os dias cerca de 12 metros cúbicos de resíduos gerados por galhos e folhas de árvores podadas pela equipe da Energisa Sul-Sudeste são entregues à Escola Técnica Estadual (Etec) Professor Doutor Antônio Eufrásio de Toledo, em Presidente Prudente (SP). Lá são transformados em adubo orgânico, por meio da compostagem, pelos alunos e equipes da escola.

O material é obtido pelas podas urbanas e rurais, que são efetuadas pelas equipes da Energisa quando os galhos estão muito próximos a fios e oferecem riscos à segurança da comunidade, como curtos-circuitos, rompimento de cabos e interrupção no fornecimento de energia. Caminhões da distribuidora levam esse resíduo, já triturado, para a escola, desde 2017.

Mas a parceria vem sendo aprimorada a cada ano, como explica Rosemary Machado Alves Meger, engenharia de Meio Ambiente da Energisa Sul-Sudeste. “Os resíduos têm sido utilizados em vários projetos da escola técnica, o que comprova a eficácia dessa proposta de devolver à natureza esse material, rico em nutrientes e em outras propriedades fundamentais para a recuperação física, química e biológica do solo”.

O adubo orgânico é aplicado em olerícolas, produção de mudas, controle de plantas daninhas em áreas de reflorestamento, recuperação de áreas degradadas pela pastagem e na cafeicultura, horticultura e fruticultura.

“Como distribuidora, a Energisa Sul-Sudeste tem o compromisso de garantir a qualidade e a segurança na distribuição de energia em toda sua área de concessão, sempre preocupada em preservar o meio ambiente e fortalecer o desenvolvimento sustentável. Sendo assim, estamos engajados e comprometidos com essa parceria que nos permite dar uma destinação sustentável aos galhos e folhas”, diz Rosemary.