Mudanças de hábitos ajudam a reduzir o consumo e aumentar a vida útil dos equipamentos elétricos

Com a seca mais grave dos últimos 91 anos, será preciso tomar uma série de medidas com o objetivo de reduzir o consumo de energia nas residências, nos comércios e na indústria. 

Algumas atitudes simples na rotina diária podem contribuir não só com o orçamento familiar, mas também para amenizar os impactos que o Brasil enfrenta em um momento climático tão delicado. 

Colocar em prática novos hábitos na hora de usar o aparelho de ar-condicionado, o chuveiro elétrico e o aparelho de ar-condicionado – três tipos de equipamento que demandam muita energia – além de diminuir o impacto na conta, aumentam a vida útil dos equipamentos elétricos. 

Desde o início da pandemia muitas pessoas passaram a ficar mais tempo em casa. Empresas aderiram ao trabalho remoto e as escolas tiveram de aderir ao ensino on-line como forma de preservar a saúde. Com isso, houve um aumento do consumo de energia por causa do uso de equipamentos como computador e ar-condicionado.

Posicionar a mesa de trabalho perto da janela, desligar da tomada aparelhos que não estejam em uso para não ter o consumo em stand-by, fazer a limpeza dos filtros do ar-condicionado, por exemplo, são formas de contribuir para a queda do consumo de energia elétrica.

A Energisa preparou quatro vídeos que mostram como aderir à economia de energia.

Quer saber mais? Confira 12 dicas essenciais para colaborar para a economia de energia e ainda evitar desperdício.

  1. A temperatura indicada para uso do aparelho é de 23º.
  2. Na hora de dormir, use a função sleep para evitar o desperdício.
  3. Mantenha o aparelho limpo para o melhor funcionamento. 
  4. Tenha o costume de juntar muitas peças para passá-las de uma vez só.
  5. Desligue o eletrodoméstico quando não estiver em uso.
  6. Siga as orientações do fabricante para regular a temperatura de acordo com cada tipo de tecido.
  7. Posicione a mesa de trabalho de forma a aproveitar a luz natural.
  8. Tire da tomada os aparelhos que já carregaram a bateria, como notebooks e celulares. Além de danificar o aparelho, deixá-lo conectado gera um consumo de energia desnecessário.
  9. Evite deixar os equipamentos em stand-by. A pequena luz vermelha, quando acesa, indica que o aparelho continua conectado, consumindo energia. Os aparelhos, quando ficam em stand-by – desligado, mas com aquela pequena luz vermelha on, mostrado que ele está conectado – também consomem energia. 
  10. Utilize o chuveiro no modo verão
  11. Evite banhos demorados. A instalação de um temporizador, que “corta” a energia, pode ajudar na mudança de hábito.
  12. Desligue o chuveiro quando estiver se ensaboando.

Foto: Pixabay