Doações reforçam a estrutura de imunização contra a Covid-19 no interior do Estado

Da junção de forças na inciativa privada, o amparo no avanço da vacinação contra a Covid-19 em Mato Grosso. Com ações iniciadas no mês de março, o Movimento Unidos Pela Vacina (UPV-MT) vem conseguindo contribuir com o fortalecimento da estrutura de saúde necessária à imunização das famílias mato-grossenses. Além de doar câmaras frias e geladeiras, as empresas madrinhas entregaram para secretarias municipais de Saúde insumos como algodão, luvas, máscaras, lençóis, termômetros, aventais e estojos de agulhas.

“Temos nos dedicado a viabilizar o atendimento às demandas apresentadas pelas cidades do interior do Estado, observando a realidade de cada uma delas”, explica a coordenadora do UPV-MT Gabriela Dierings. O mapeamento das necessidades feito pela coordenação do Movimento junto aos gestores das localidades amadrinhadas possibilita que cada região receba exatamente aquilo que precisa. “Nosso objetivo é colaborar, assertivamente, com a logística de vacinação contra a Covid-19. A gente sabe que vacina boa é vacina no braço – mas também temos clareza que, sem o aparelhamento adequado, a aplicação pode demorar mais a acontecer”, pontua a coordenadora.

Atualmente 25 empresas integram o rol de madrinhas do Unidos pela Vacina em Mato Grosso. Com a mobilização, todos os 137 municípios cadastrados estão recebendo pelo menos um item das necessidades apresentadas. Além de materiais hospitalares e equipamentos de refrigeração, foram doados computadores, notebooks, serviços de internet, aparelhos de ar-condicionado, produtos de limpeza, álcool 70%, marmitas, camisetas e tendas.

Posso ajudar?

A lista de integrantes do UPV-MT é formada por instituições de médio e grande portes, mas pequenas empresas também podem aderir ao Movimento. “Quanto mais organizações se juntarem a nós, maior o suporte ao sistema de imunização contra a Covid-19. Precisamos de novas adesões ao UPV-MT, para que possamos viabilizar as condições necessárias ao avanço da vacinação. Toda contribuição tem grande valor e é imensamente bem-vinda”, declara o presidente do grupo de líderes empresariais Lide-MT, Evandro César Alexandre dos Santos, um dos coordenadores do movimento no Estado.

As empresas podem colaborar com as ações do movimento doando produtos específicos ou amadrinhando um ou mais municípios. O primeiro passo é enviar um e-mail para o endereço mt@unidospelavacina.org.br, informando nome, CNPJ, e-mail e telefone do responsável. “Um integrante do time do UPV retornará o contato e dará prosseguimento ao cadastro do apoiador. Importante frisar que todos os procedimentos realizados pelo Movimento são adequadamente formalizados, seguindo diretrizes de boas práticas e transparência”, acrescenta o presidente do Lide-MT. 

Sobre o UPV

O movimento Unidos pela Vacina tem apoiado, por meio de doações, a aceleração da imunização contra a Covid-19 no país. As ações têm se concentrado em auxiliar em toda a cadeia produtiva da vacinação por meio da aquisição de agulhas, seringas, transporte, armazenamento e locais de vacinação, itens essenciais para o avanço da vacinação. Atuando em rede, o movimento nacional foi idealizado pelo Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano.

Em Mato Grosso, o movimento é coordenado pela Energisa e grupo Mulheres do Brasil, com apoio da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e o Grupo de Líderes Empresariais (Lide-MT).

Saiba mais em www.unidospelavacina.org.br